Queridos e queridas,
Todos os anos, temos a alegria de, na primeira quinzena do mês de maio, celebrar os louvores à Virgem de Fátima, nossa querida mãe e padroeira. É um tempo forte para nossa comunidade paroquial. Tempo de escuta atenta da Palavra, tempo de festejar a presença maternal de Maria, tempo de encontrar os irmãos e irmãs, tempo de saborear a vida de um modo diferente.
Para isso tudo acontecer, a dedicação de vocês é fundamental. Nestes dias preparatórios à novena e à festa, tenho observado o empenho de tantas pessoas. Tenho contemplado o trabalho, às vezes intenso, as reuniões, o corre-corre prá lá e prá cá. Assim, hoje pela manhã, dia 04 de maio, primeiro dia da novena, ao lembrar-me de tudo isso, resolvi escrever essa mensagem a vocês. Ao invés de agradecer ao final da festa, quis antecipar meus agradecimentos a todas as pessoas envolvidas nesta novena e festa dedica à nossa padroeira.
Serão dias de muito trabalho, de muita oração, de confraternização. Este ano, o tema da festa é “Maria: a mãe que nos reúne ao redor da Palavra”. Realmente, Maria, como mãe faz o melhor por nós. Ela nos reúne, porque somos seus filhos e filhas, quer os irmãos e irmãs juntos, em comunhão. Mas ela nos reúne não para ser o centro e sim para ouvir a Palavra. Maria conta-nos sobre Jesus, fala-nos dele, partilha sua experiência com ele e nos convida a amá-lo e segui-lo.
Assim, que estes dias sejam bons a todos nós. Se em algum momento alguém se sentir ofendido ou magoado por alguma palavra dita por um irmão ou irmã, reze por ele. Se algo não sair do modo como era esperado, não fique triste, pois o erro da gente pode ser a oportunidade para o acerto de Deus. E se as coisas caminharem bem, sejamos humildes e digamos como o mestre nos ensinou: “Somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”.
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!