Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

O tempo do Advento sugere preparação, um refazer o caminho, conversão. Essa mudança de vida deve acontecer com carinho, leveza, atenção, oração, solicitude, com atitudes equilibradas e justas e de tudo que possa compor o homem novo.

O Papa Francisco nos diz que “o Advento nos indica o essencial da vida, encontrar Cristo nos irmãos”. É este o convite dirigido a cada um, refazer o caminho pessoal, como também o comunitário, a termos o olhar atento, vigilante, alargado para a dura realidade que nos circunda. Um tempo de compromisso ativo e efetivo para com os irmãos descartados, sofridos e injustiçados.

Somos todos peregrinos, mas a estrada não é igual para todos. Em uma de suas reflexões o Padre Adroaldo Palaoro, diz: “vivemos uma caminhada que começa dentro de nós mesmos, nas estradas e trilhas do nosso eu profundo. Mas, ao mesmo tempo, é um caminho solidário: no caminho de cada pessoa estão presentes milhões e milhões de experiências de caminhos vividos e percorridos por incontáveis gerações. A missão de cada um é prolongar este caminho e vivê-lo tão intensamente que aprofunde o caminho recebido, endireite o caminho retorcido e ofereça aos futuros caminhantes um caminho enriquecido com suas pisadas”.

Como é gratificante a oportunidade que o Senhor nos concede de retomar o caminho e testemunhar com a vida o seu amor. Percorrer essa trajetória com acolhida, solidariedade, abertura, alegria e assim clamarmos: “Senhor, mostra-nos o Teu caminho

O que está em evidência neste tempo do Advento e do Natal é o Mistério da Encarnação. Um Deus que se despoja do seu Ser Divino para apossar do nosso Humano. Esse Deus deseja ardentemente fazer da nossa vida uma Belém, do nosso coração uma gruta acolhedora e da nossa alma um presépio para que Ele possa renascer.

Que a sede da presença do Deus Menino e de servi-Lo esteja cada vez mais intensa e presente em nossos corações, em nossa comunidade paroquial e assim clamarmos: Vem Senhor Jesus! E cheios desse amor poder desejar um Santo e abençoado Natal e Ano Novo a todos (as) irmãos (ãs).

Eloisa Abranches