Aconteceu nos dias 30, 31 de julho e 01 de agosto o I CONGRESSO VOCACIONAL REGIONAL LESTE 2, em Vila Velha, Vitória, e a Arquidiocese de Mariana marcou presença no evento com 07 delegados da Região Sul, 04 da Região Norte, 07 da Região Leste, e dois seminaristas. Da nossa Paróquia participaram 5 delegados.
Para nós animadores vocacionais da Arquidiocese de Mariana, foi um momento de muita riqueza, e nos reacendeu a Esperança e a certeza de que é este o caminho que devemos seguir se quisermos ter uma Igreja Ministerial e vocacionalizada.
Abaixo segue a carta que foi redigida e aprovada pelos Delegados presentes:
Ao Povo de Deus nas Igrejas do Espírito Santo e Minas Gerais,
A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai! (Cl 1,2)
Nós animadores e animadoras vocacionais do Regional Leste II da CNBB, reunimo-nos em Vila Velha-ES. Realizamos o nosso I Congresso Vocacional Regional, alimentando o sonho de uma Igreja toda vocacionada e ministerial. O número dos presentes superou as expectativas: 165 delegados, provenientes de 29 Dioceses, das 08 Províncias Eclesiásticas.
Refletimos o tema: “Discípulos Missionários a Serviço das Vocações”. Os objetivos: celebrar a caminhada vocacional do Regional; traçar – á luz do Documento de Aparecida e do Sínodo da Palavra – um novo rumo para a Animação Vocacional e uma nova identidade para os animadores e animadoras. Fomos inspirados pela Leitura Orante do lema do Congresso- “Ide, pois, fazei discípulos entre as nações”(Mt 28,19) – que foi também celebrada previamente pelas comunidades.
Á luz da Palavra de Deus, vimos a realidade, que chegou até nós através das respostas de 14 Dioceses ao questionário enviado a todas as Igrejas do Regional. Ficamos surpresos ao perceber a escassez de equipes Vocacionais Paroquiais e a ausência de uma cultura vocacional, capaz de responder a um mundo em constante mudança sem perder o referencial ao seguimento de Jesus Cristo – Caminho, Verdade e Vida.
O Ressuscitado nos faz compreender a realidade de nossa juventude. Á luz da Palavra e do Magistério da Igreja, fomos impelidos a avançar na acolhida misericordiosa de de jovens, falando a sua linguagem, como caminho de discernimento e do encontro com Jesus através do nosso testemunho de discípulos missionários.
Com o coração abrasado pelo amor ao Povo de Deus, quisemos agir em comunhão com a Igreja. Saímos em Missão para nos encontrarmos com a Juventude das Paróquias da Arquidiocese de Vitória: experiência belíssima e carregada de riquezas. Ouvimos suas expectativas e seus clamores, o que nos motivou ainda mais em nosso compromisso.
Ao retornarmos, cheios de gratidão pelo encontro, partilhamos o resultado de nossas missões vocacionais e elaboramos nossas contribuições para o III Congresso Vocacional do Brasil.
Por fim, encontramos novamente a juventude do Sub-Regional, que em Jornada Vocacional se uniu aos participantes do Congresso. Subimos ao Convento da Penha para celebrarmos a Eucaristia e, como outrora naquela montanha da Galiléia, acolhemos o mandato missionário de Jesus Cristo para ir a todas as nações fazer discípulos. Os delegados ao III Congresso Vocacional do Brasil receberam a Bênção do Envio.
Louvamos e agradecemos a Deus a graça da celebração do I Congresso Vocacional Regional – iniciativa pioneira do Leste II da CNBB- momento de partilha e de experiência vocacional e missionária, do qual saímos entusiasmados para o evento nacional. Sentimo-nos em comunhão com toda a Igreja do Brasil.
Que a Virgem da Penha, Senhora das Alegrias, interceda ao Pai pelo florescer de uma Igreja toda vocacionalizada e ministerial.
A Trindade – Pai que chama, Filho que convoca, Espírito Santo que envia – conceda-nos uma primavera de vocações à vida familiar e comunitária, aos inúmeros ministérios que brotam do Batismo, aos ministérios ordenados, à vida religiosa consagrada e às missões ad gentes.
Convento da Penha, 01 de agosto – abertura do mês vocacional de 2010.