Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Sobre ele surgiu uma pergunta: Por que julgamos, e mais vezes, por que pré-julgamos?

Eis a resposta que Deus nos envia:

Julgamos por impaciência, por não buscarmos ver o todo, apenas, parte dele. E as partes que observamos são justamente as ruins. ‘Justamente’ porque todos acreditam, ou um dia já acreditaram que tudo está perdido, que todos são maus, e o são, por não responderem da forma que queremos, seja em tempo, seja em conteúdo. E já julgamos até Deus, assim. Por não vê-lo todo.

Irmãs e irmãos! No evangelho que lemos, há pouco, está escrito “… tocamos flauta e vocês não dançaram, cantamos músicas tristes e vocês não choraram.” (v. 32). Julgamos com muita rapidez e isso impede que, em algum momento, nos perguntemos: mas por que não dançaram, por que não choraram? Por que Deus não nos responde?

E assim, por não buscarmos entender o todo, devido à impaciência que o mundo nos provoca, somos levados ao erro e ao ódio que nos faz blasfemar: “… Ele têm o demônio …” , “… Ele é comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e pescadores!” (v. 33), ‘Deus é mau’, ‘Deus não existe’. A nossa impaciência se opõe à nossa compaixão. O nosso julgamento rápido se opõe ao nosso amor.

Como Cristo morreu por nós, ainda temos salvação. Pois os apóstolos não se transformaram por completo, não se tornaram pessoas do bem, mesmo tendo blasfemado anteriormente? Se a morte de Cristo não tivesse ocorrido, eles não se lembrariam de seus pecados, de suas blasfêmias e teriam se afastado do pai. O passado ainda faz parte do que nós somos, do que nós, agora, evitamos cometer. Deus, na verdade, simplesmente nos mostra que existe algo de especial dentro de nossos corações: a flor da esperança em meio ao cinza das pedras, o amor e a fé que, mesmo pouca, tem o poder de mover montanhas, de transformar o mundo. Precisamos, somente, alimentá-la.

Como o musgo verde nasce e cresce das pedras sem vida? Por que Deus ama os pecadores e não ama o pecado?

Procuremos agora a nossa resposta, a resposta que Deus nos oferece para estas questões. Procuremos as respostas às questões que agora brotam, ou já brotaram, em nossa mente e em nosso coração.

Deus, por meio do Espírito Santo conselheiro, nos dê luz para procurarmos, nos dê paz de espírito para meditarmos e nos dê paciência para encontramos as respostas… Hoje e Sempre.

Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *