Arquidiocese oferece subsídio para as celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
“Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (Cf 1Cor 15, 51-58)
O objetivo principal do tema é refletir mais profundamente sobre o que significa “vencer” e “perder”, especialmente considerando o modo como a linguagem de “vitória” é tão frequentemente entendida em termos de triunfalismo. Mas Cristo nos apresenta um caminho bem diferente! Precisamos olhar para os perdedores, aqueles que constantemente sofrem derrotas porque lhes é negada a vitória por causa de várias condições e circunstâncias.
Quando os discípulos de Jesus entraram em disputa sobre “quem era o maior” (Mc 9,34) Jesus foi muito simples: “quem quiser ser o primeiro seja o último de todos e servo de todos” (Mc 9,35). Essas palavras falam de vitória através do serviço, da ajuda mútua, promovendo a autoestima daqueles que são os “últimos”, os esquecidos, os excluídos.
É em sua vida, ação, ensinamento, sofrimento, morte e ressurreição que desejamos buscar inspiração para uma vitoriosa vida de fé que se expressa no compromisso social em espírito de humildade, serviço e fidelidade ao Evangelho.
Essa “vitória” só é possível através de uma transformação espiritual, uma conversão. A unidade pela qual oramos exige renovação de formas da vida eclesial com as quais estamos familiarizados. Exige uma disposição de renunciar à competição entre nós. Precisamos nos abrir uns aos outros, oferecer e receber dons uns dos outros. Cristo abraça a todos, independentemente de vencer ou perder.
Confira aqui o subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
REFLEXÃO PARA CADA DIA DA SEMANA:
Primeiro dia: Transformados pelo Cristo servidor: O Filho do Homem veio para servir (cf Mc 10,45). Neste dia encontramos Jesus no caminho para a vitória através do serviço.
Segundo dia: Transformados na paciente espera pelo Senhor: Agora é assim que nos convém cumprir toda a justiça. (Mt 3,15) Neste dia nos concentraremos na espera paciente pelo Senhor. Para obter qualquer transformação, são necessárias a perseverança e a paciência.
Terceiro dia: Transformados pelo Servo Sofredor: Cristo sofreu por nós (cf 1Pd 2,21). Este dia nos chama a refletir sobre o sofrimento de Cristo. Seguindo Cristo, o Servo Sofredor, os cristãos são chamados à solidariedade com todos os que sofrem.
Quarto dia: Transformados pela vitória do Senhor sobre o mal: Sê vencedor do mal por meio do bem (Rm 12,21) Este dia nos leva a aprofundar as lutas contra o mal.
Quinto dia: Transformados pela paz do Senhor ressuscitado: Jesus veio, pôs-se no meio deles e lhes disse: A paz esteja convosco. (Jo 20,19) Hoje celebramos a paz do Senhor ressuscitado. O Ressuscitado une seus discípulos, que estavam paralisados com medo.
Sexto dia: Transformados pelo amor persistente de Deus: Esta é a vitória, nossa fé ( Cf 1Jo 5,4). Meditemos no amor persistente de Deus. O mistério pascal revela a firmeza desse amor, e nos chama a um novo caminho de fé. Essa fé supera o medo e abre nossos corações ao poder do Espírito.
Sétimo dia: Transformados pelo Bom Pastor: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,17). Neste dia os textos bíblicos nos mostram o Senhor fortalecendo o seu rebanho. Seguindo o Bom Pastor, somos chamados a nos fortalecer uns aos outros no Senhor, e a sustentar e fortalecer os fracos e perdidos. Há um só Pastor e nós somos o seu povo.
Oitavo dia: Unidos no Reino de Cristo: Ao vencedor, concederei sentar-se comigo no trono (Ap 3,21). Neste último dia de nossa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebramos o Reino de Cristo. A vitória de Cristo nos capacita a olhar para o futuro com esperança.
MOMENTO CELEBRATIVO
Chegada – momento de silêncio – pequeno mântra: Onde reina o amor/ fraterno amor. Onde reina o amor/ Deus aí está… (ou outro à escolha)
Hino: Nós estamos aqui reunidos/ como estavam em Jerusalém/ pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem…
Dir: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
D: Escutem, vou dar-lhes a conhecer um mistério. Nós não morreremos todos, mas todos seremos transformados.
Ass: Rendamos graças a Deus, que nos dá a Vitória pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
D: Deus de bondade, por meio de Jesus nos dizes que aquele que quiser ser o primeiro deve tornar-se o menor e o servo de todos. Viemos à tua presença, sabendo que nossa vitória é conquistada através da fragilidade da cruz. Viemos orar para que a tua Igreja seja una. Ensina-nos a aceitar humildemente essa unidade como dom do teu Espírito. Através desse dom, converte-nos e transforma-nos para que sejamos mais semelhantes a teu filho Jesus Cristo.
A: Amém.
Pedido de perdão
D: Deus de bondade, apesar da unidade que recebemos em Cristo, persistimos em nossa desunião. Tem piedade de nós!
A: Tem piedade de nós!
D: Endurecemos nossos corações ao ouvir o evangelho. Tem piedade de nós!
A: Tem piedade de nós!
D: Falhamos na tarefa de servir-te em nossos irmãos e irmãs. Tem piedade de nós!
A: Tem piedade de nós!
D: Que o Senhor Todo misericordioso tenha piedade de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna!
A: Amém.
Palavra de Deus
Escolher uma – Hab 3,17-19; 1Cor 15, 51-58; Jo 12,23-26 – (Silêncio e partilha)
Preces
D: Unidos em Cristo que nos dá a vitória, oremos a Deus: Pela Igreja, o corpo de Cristo, para que possamos verdadeiramente viver a unidade que recebemos através do Espírito Santo. Deus, que és nossa força,
A: Transforma-nos pela tua graça.
D: Pelas lideranças das Igrejas, para que possam ser fiéis à unidade à qual todos os cristãos são chamados. Deus, que és nossa força,
A: Transforma-nos pela tua graça.
D: Pelas nações do mundo, para que possam viver em paz umas com as outras e promover a justiça para todos. Deus, que és nossa força,
A: Transforma-nos pela tua graça.
D: Senhor, fica no meio de nós e concede-nos unidade e paz.
A: Amém.
Pai nosso…
Bênção final e despedida