O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Celebrado anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum, o evento busca conscientizar a comunidade sobre a realidade da pobreza e motivar ações concretas de solidariedade e compaixão para com os mais vulneráveis. Essa iniciativa é um chamado à Igreja e à sociedade para reconhecerem a presença de Cristo nos pobres e excluídos e responderem a essa realidade com amor e serviço.
No Brasil, a Igreja estendeu essa celebração para a Jornada Mundial dos Pobres, oferecendo uma semana de reflexão, conscientização e ações práticas em favor das pessoas em situação de pobreza. Com isso, as comunidades e paróquias têm a oportunidade de se envolver em atividades variadas, promovendo maior apoio e solidariedade aos necessitados.
Nesta oitava edição da Jornada, o tema “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21,5) nos convocam a atender ao chamado do Papa Francisco: abrir nossos corações à oração e à solidariedade. Que esta jornada seja um convite a nos unirmos em encontros, convivência, escuta e cuidado, para caminharmos juntos, como irmãos e irmãs, rumo a um mundo mais justo e fraterno.
Programação da VIII Jornada Mundial dos Pobres (JMP):
1ª – 11/11 (segunda-feira): Encontro na Sagrada Família
Comunidades participantes: Sagrada Família, Bom Jesus e Bela Vista
2ª – 12/11 (terça-feira): Encontro no Paraíso
Comunidades participantes: Palmital, Paraíso, Romão dos Reis
3ª – 13/11 (quarta-feira): Encontro nas Posses
Comunidades participantes: Posses, Nova Viçosa, Juquinha de Paula
Celebração do Dia 17/11 – Missas:
• Sábado – 19h
• Domingo – 7h, 10h e 19h
Atividades durante as missas:
• Distribuição de panfletos explicativos sobre a Jornada Mundial dos Pobres na acolhida.
• Participação das comunidades nas missas com símbolos para o ofertório (folder de Dom Luciano, Madre Teresa de Calcutá, Santa Dulce dos Pobres).
• Presença de voluntários da Casa da Caridade e Vicentinos nas atividades de acolhida, leituras, preces e comentários, com camisas de identificação.
Gestos concretos – Dia 17/11, das 8h às 12h:
• Exposição de fotos de ações de caridade da Casa da Caridade, São Vicente de Paula e comunidades.
• Atendimento gratuito de cabeleireiro e manicure.
• Inscrição para o CadÚnico.
• Medição de pressão e glicemia.
• Lanche partilhado.
Participe da VIII Jornada Mundial dos Pobres e faça parte deste movimento de solidariedade! Venha se unir à nossa comunidade em oração e serviço, contribuindo para construir um mundo onde todos possam viver com dignidade e esperança.